Pular para o conteúdo

NEUROSEIXAS KIDS

A NeuroSeixas Kids é uma clínica de Neurologia pediátrica, com foco em uma equipe interdisciplinar de diagnósticos e terapias.

O cliente chegou até nosso escritório solicitando um espaço colorido, diferente e seguro para que pudesse atender seus pequenos pacientes.

O ponto de partida do projeto foram os brinquedos pedagógicos usados nas terapias.

Traduzimos esses objetos em formas curvas e orgânicas dentro da clínica, desde a recepção até as salas de terapias e consultórios, criando um ambiente lúdico que pudesse proporcionar um espaço acolhedor para as crianças.

Usamos das cores do símbolo do autismo para trazer o colorido da clínica. Porém, adotamos os tons pasteis ao invés das cores mais vivas, trazendo assim a sensação de tranquilidade, sem perder a característica de espaço alegre e infantil.

Um grande desafio que encontramos, foi a fachada da clínica, que deveria seguir padrões do condomínio, sem poder alterar cor e tipo de fechamento, sendo permitido somente o uso de adesivos no vidro. Para complementar essa solução, foram criados elementos internos na própria recepção, fixados internamente e próximo ao vidro, para que pudéssemos criar uma identidade para essa fachada e demarcar a entrada.

Na recepção encontramos balcão de atendimento, espaço de espera para os pais e um cantinho bem especial para as crianças. Com uma área reduzida e muitas funções, foram criados brinquedos e mobiliários planejados especialmente para esse espaço, permitindo um maior aproveitamento.

Adotamos de brinquedos fixos nas paredes, como o aramado que sai do piso e cria um elemento atrativo na fachada e o painel de pegboard acima do banco. Aproveitando de todos os espaços, abaixo do banco das crianças foram colocadas as caixas com rodinhas, ali ficarão armazenados os brinquedos soltos da brinquedoteca. Local de fácil acesso e que mantém o espaço sempre organizado.

Para tornar o acesso ao subsolo mais atrativo para as crianças, foram criados portais com as formas curvas e orgânicas na plataforma, já a escada ganhou elementos metálicos e coloridos que saem do teto e descem pelas paredes, remetendo também aos brinquedos aramados.

Ao chegar no subsolo, as crianças encontram um espaço bem colorido, que saem com desenhos do piso para as paredes.

Nas salas de terapias, consultório médico e sala de exames foram adotados da paleta, uma única cor para cada, gerando identificação dos mesmos, para as crianças, que ao invés de irem para a sala 01, irão para a sala azul, por exemplo.

 

No subsolo, além de sala de terapias pedagógicas, também possui espaço para terapias motoras, com uma sala adaptada para esse tipo de atividades, que envolve equipamentos específicos.

autores: Plínio Barros . Sophia Rabelo . Tharla Stambassi
colaboradores: Amanda Rabelo
render:  Amanda Rabelo

localização: Taguatinga . Brasília – DF